31/01/2026
Pesquisar

IPVA 2026: placas 1 e 2 podem garantir até 30% de desconto no Amazonas

IPVA 2026
Foto: divulgação

Para os veículos com placa final 1, o prazo para pagamento em cota única com desconto de 10% se encerra nesta sexta-feira, dia 30 de janeiro.

 Os proprietários de veículos no Amazonas com placas de final 1 e 2 já podem se planejar para economizar no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2026. A Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) divulgou o calendário oficial, que prevê descontos expressivos para quem optar pela antecipação ou parcelamento dentro dos prazos estabelecidos.

Placa final 1: desconto máximo termina em janeiro

Para os veículos com placa final 1, o prazo para pagamento em cota única com desconto de 10% se encerra nesta sexta-feira, dia 30 de janeiro. Embora o vencimento final do imposto esteja previsto apenas para 31 de março, o benefício máximo só é garantido para quem antecipa o pagamento.

Também é possível parcelar o imposto em três vezes, com 10% de desconto na primeira parcela, 5% na segunda e pagamento integral na terceira.

Opções de pagamento em fevereiro

Quem não conseguir pagar até o fim de janeiro ainda terá uma nova oportunidade no último dia útil de fevereiro, 27/02. Nessa data, encerra-se o prazo para:

  • pagamento em duas parcelas, com 5% de desconto na primeira;
  • quitação em cota única com desconto de 5%.

Segundo a Sefaz-AM, essas alternativas facilitam a organização financeira dos contribuintes e contribuem para a redução da inadimplência.

Placa final 2: prazos seguem até fevereiro

Para os veículos com placa final 2, o cronograma é semelhante, mas com datas posteriores. O prazo para garantir 10% de desconto, seja em pagamento à vista ou na primeira parcela do parcelamento em três vezes, vai até o dia 27 de fevereiro.

Caso o contribuinte perca esse prazo, ainda será possível obter 5% de desconto pagando até 31 de março. Já o vencimento final da cota única, sem descontos, está fixado para 30 de abril.

Lei do Bom Condutor amplia economia

Além dos descontos por antecipação, os motoristas podem reduzir ainda mais o valor do IPVA por meio da Lei do Bom Condutor. O benefício é concedido a quem não possui multas registradas na CNH, com percentuais que variam conforme o histórico:

  • 10% para quem não cometeu infrações no último ano;
  • 15% para quem não teve multas nos últimos dois anos;
  • 20% para quem manteve ficha limpa por três anos consecutivos.

Esse desconto pode ser acumulado com o pagamento antecipado, permitindo uma redução total de até 30% no valor do imposto. A solicitação é feita diretamente no portal da Sefaz-AM, com análise automática integrada ao sistema do Detran-AM.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

IPVA 2026: placas 1 e 2 podem garantir até 30% de desconto no Amazonas