26/01/2026
Pesquisar

Trump diz que EUA negociam “acesso total” à Groenlândia

Trump afirma que Venezuela
Foto Divulgação

Presidente dos EUA relaciona ilha a plano de defesa aérea, enquanto Groenlândia aceita cooperação, mas descarta abrir mão da soberania.

Os Estados Unidos estão em negociações para obter o que o presidente Donald Trump classificou como “acesso total” à Groenlândia. A declaração foi dada nesta quinta-feira (22/1), em entrevista à emissora Fox News. O republicano não detalhou os termos da proposta, que ocorre em meio à resistência do governo groenlandês em abrir mão da soberania do território, atualmente autônomo sob administração da Dinamarca.

Segurança nacional e o “Domo de Ouro”

Durante a entrevista, Trump voltou a defender o aumento da presença americana na ilha como parte de uma estratégia de segurança nacional. Ele citou a implantação de um sistema de defesa aérea chamado “Domo de Ouro”, comparado ao Domo de Ferro de Israel, e afirmou que a posição geográfica da Groenlândia seria estratégica para a defesa dos Estados Unidos. O presidente também mencionou que a ideia já havia sido debatida no passado, mas que agora existiria tecnologia para viabilizá-la.

Negociações sem prazo e discurso em Davos

Questionado sobre o conteúdo das conversas, Trump afirmou que as negociações seguem em andamento e envolveriam um acesso amplo, sem prazo definido. Na véspera, em discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, ele voltou a defender a aquisição da Groenlândia, mas disse que não pretende recorrer ao uso da força para anexar a ilha.

Reação local e bases militares

Após o evento na Suíça, Trump se reuniu com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, e declarou haver avanço em um entendimento sobre a Groenlândia e o Ártico. Segundo o jornal The New York Times, a proposta discutida prevê a cessão de áreas para instalação de bases militares americanas. Nesta quinta, o primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, disse estar aberto a aprofundar a cooperação com os EUA, mas reforçou que soberania é “linha vermelha”. Atualmente, os Estados Unidos já mantêm bases e autorização para atuar no território em temas de segurança regional.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Trump diz que EUA negociam “acesso total” à Groenlândia