Prefeito de Manaus não confirmou se vai disputar pleito do próximo ano
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), surpreendeu ao aparecer liderando as intenções de voto na corrida ao Governo do Amazonas em 2026, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Projeta, na última segunda-feira (22).
O chefe do Executivo Municipal lidera o cenário 1 estimulado, com 29,61% das intenções de voto, seguido de Omar Aziz (29,18%), Maria do Carmo (17,97%) e Tadeu de Souza (5,15%).
Até então, nas pesquisas publicadas recentemente, David Almeida aparecia na lista de candidatos lembrados pelo eleitorado, mas não em primeiro lugar. O novo levantamento revela um novo cenário na disputa pelo pleito do próximo ano.
Já no cenário 2 estimulado — sem o nome de David Almeida — quem lidera a disputa é o senador e pré-candidato ao Executivo Estadual Omar Aziz (PSD), seguido do nome do PL ao Governo, Maria do Carmo (21,19%), e Tadeu de Souza, que fecha o top-3 (7,25%).
No cenário 3 estimulado, David leva certo favoritismo contra seus adversários. O prefeito volta a liderar com 32,56%; Omar aparece com 29,18% e Maria do Carmo com 15,28%.
Apesar de liderar a pesquisa, David Almeida descartou disputar as eleições de 2026 e ressaltou que, no momento, não pensa em eleição. A declaração foi realizada durante entrevista à imprensa, nesta terça-feira (23).
O levantamento ocorre em meio ao rompimento entre o prefeito e o senador Omar Aziz. David havia anunciado apoio ao parlamentar, mas rompeu com o ex-aliado, causando polêmica na política do Amazonas.
A pesquisa do Instituto Projeta também avaliou a rejeição dos candidatos. David Almeida aparece com 32,96%, seguido por Omar Aziz, com 27,35%, e Maria do Carmo, com 15,56%. Tadeu de Souza registra 7,17%, enquanto 16,96% dos entrevistados afirmaram não rejeitar nenhum dos nomes apresentados, apontando espaço para consolidação e crescimento das candidaturas.
Metodologia
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Projeta, em Manaus, entre os dias 15 e 19 de dezembro de 2025, com 3.741 entrevistas. O levantamento utilizou amostragem aleatória por conglomerados em dois estágios, com cotas de gênero, faixa etária e escolaridade. A margem de erro é de 1,60% e o nível de confiança é de 95%.
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
