Suspeitos não foram encontrados no momento da ação.
Uma balsa atracada no porto de Japurá (a 744 quilômetros de Manaus) virou cenário de um resgate ambiental na sexta-feira (17/10). Durante diligências nas proximidades do local, equipes da 59ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Japurá, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizaram diversos quelônios das espécies tracajá, iaçá e cabeçudo.
Segundo o delegado Jandervan Lima da Rocha, após a vistoria foi realizada a contagem oficial dos animais. “Após a devida contagem, foi identificado um total de 158 animais. Diante da situação, os animais foram resgatados e as providências cabíveis foram adotadas conforme a legislação ambiental vigente”, afirmou. No momento da ação, não havia responsáveis no local.
Na manhã de sábado (18/10), os quelônios foram devolvidos à natureza, retornando com segurança ao habitat natural. O procedimento ocorreu após as etapas de praxe para garantir a integridade dos animais e o cumprimento dos trâmites legais.
A autoridade policial informou ainda que o caso segue sob investigação para identificar os envolvidos no crime ambiental. As equipes continuarão reunindo informações e verificando indícios sobre a origem dos quelônios encontrados na balsa. Novas medidas poderão ser adotadas à medida que o inquérito avançar.
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
