16/01/2026
Pesquisar

Moradores enfrentam abalo psicológico com notificação do DNIT para deixar moradias na BR-319, diz deputado

Moradores enfrentam abalo psicológico
Foto reprodução

População vive momentos de incerteza e abalo psicológico após notificações do DNIT.

Moradores da comunidade do Gutierrez, no município de Careiro da Várzea, estão vivendo momentos de incerteza e abalo psicológico após notificações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) determinarem a desocupação de suas residências ou o afastamento da margem da BR-319 em até 50 metros. Os prazos estipulados variam entre 30 e 60 dias. A situação foi relatada pelo deputado estadual João Luiz nesta terça-feira, 23, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Segundo o deputado, que esteve em audiência pública realizada com a presença de centenas de moradores e do senador Plínio Valério (PSDB-AM), muitos moradores foram surpreendidos com a medida, que considera ocupações apenas desde 2018, apesar de várias famílias estarem na região há mais de 50 anos.

“A notificação causou impacto emocional e psicológico em muitas pessoas, que já começaram a desmontar suas casas sem recursos, sem orientação sobre como se afastar, e sem saber como agir diante da determinação”, disse João Luiz.

Cerca de 5 mil pessoas vivem às margens da rodovia, muitas com comércio local, padarias, cafeterias e pequenas propriedades agrícolas, e podem ser afetadas pelas ordens de desocupação.

O deputado ressaltou que, durante a audiência, foram ouvidos moradores, comerciantes e representantes da comunidade, destacando a importância de garantir um diálogo com o DNIT.

“Estivemos junto com o senador Plínio Valério, que está marcando uma reunião com o presidente do DNIT para que a notificação seja suspensa temporariamente e que seja possível construir um diálogo, garantindo que essas famílias não sejam prejudicadas”, afirmou João Luiz.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Moradores enfrentam abalo psicológico com notificação do DNIT para deixar moradias na BR-319, diz deputado