Os animais estavam no pasto quando o raio caiu.
Um temporal que atingiu o município de Apuí, no Sul do Amazonas, nesta quinta-feira (18), provocou a morte de dez bois em uma fazenda da região. Os animais estavam no pasto quando um raio caiu e se espalhou pelo solo encharcado, causando a morte imediata do rebanho. A ocorrência foi confirmada por técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam)
O prejuízo estimado pelo proprietário da fazenda, Romildo Cavicholli, é de aproximadamente R$ 30 mil.
Circula nas redes sociais um vídeo feito por um homem que mostra a situação do gado para o fazendeiro. “Olha ai Romildo estou passando agora aqui nas tuas terras. Olha o que o raio fez aqui. Ainda está relampeando. Aconteceu agora.”, diz.
Segundo especialistas, descargas atmosféricas em áreas abertas representam uma ameaça constante, especialmente quando o gado está em campo sem proteção. O fenômeno acontece porque a energia do raio se propaga pelo chão molhado e atinge todos os animais em volta. Para reduzir riscos, recomenda-se a instalação de para-raios específicos para fazendas e a criação de estruturas de abrigo que ofereçam segurança em dias de tempestade.
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.