Aneel eleva estimativa de reajuste de 3,5% para 6,3%, acima da inflação, após aumento no orçamento de subsídios para o setor elétrico
Os consumidores devem enfrentar um aumento médio de 6,3% nas contas de luz em 2025, segundo previsão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A alta, que antes era estimada em 3,5%, supera a expectativa para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Neste ano, o reajuste das tarifas de energia deve encerrar em 5%.
O principal motivo da revisão para cima foi o aumento dos valores destinados à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que subsidia políticas públicas para o setor de energia. O orçamento aprovado ficou em R$ 8,6 bilhões, acima da previsão inicial.
A nova projeção consta da atualização do boletim InfoTarifa, publicado nesta segunda-feira. O documento, divulgado a cada trimestre, apresenta o histórico da tarifa média residencial, informações sobre as bandeiras tarifárias dos últimos meses e os principais fatos tarifários do setor.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.