29/11/2025
Pesquisar
Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wetter

Primeira fase do 37º exame da OAB-AM acontece neste domingo, em Manaus

*Com informações acritica

Primeira fase do 37º exame da OAB-AM acontece neste domingo, em Manaus

A primeira fase do 37º Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas aconteceu neste domingo (26/02), na unidade 4 da Fametro,  Avenida Djalma Batista, n° 54, bairro Chapada. O portão foi aberto às 10h30 e fechou às 11h30, no horário de Manaus. 

Com mais de 3 mil inscritos, o Exame de Ordem Unificado serve como métrica para avaliar a capacitação, conhecimento e práticas do graduando para o exercício da advocacia no país. Assim, se o estudante for aprovado, ele poderá exercer a profissão no Brasil.

Gilmara de Souza, 39, e Sandy Tainá, 23, iniciaram a jornada acadêmica juntas, desde lá não se separaram. Ambas formadas, realizam a prova hoje e estão confiantes. 

“A prova da OAB é uma prova que deixa a gente meio desequilibrado, às vezes pensamos que estamos preparados, mas podemos ser surpreendidos, mas fizemos algumas renúncias, e estamos confiantes que desta vez é a vez”, disse Gilmara. 

Preparação

A prova pode ser feita por bacharéis em direito, estudantes de direito do último ano do curso de graduação ou dos dois últimos semestres. A aprovação no Exame de Ordem Unificado é requisito para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. 

O estudante do 10° período de direito, Bryan Maciel destaca que está fazendo pela primeira o exame e pretende testar os seus conhecimentos. 

“Vou realizar a prova com os conhecimentos dos 5 anos de estudo na faculdade, mas não tenho muitas expectativas para agora. Pretendo me preparar mais para os próximos exames, ainda terá mais duas provas neste ano, espero passar em alguma dessas”, ressaltou. 

O bacharel em direito Felipe Brasil Baraúna, chegou antecipado, antes do portão abrir para não haver surpresas. Disse que se preparou por meses para esse momento. 

“Eu basicamente estudei por conta própria, baixei alguns materiais em PDFs, estudei por videoaulas, questões comentadas, resolvendo bastantes questões em sites de concurso. Acredito que consegui ter um bom rendimento. Agora para a segunda fase, vou precisar de um cursinho”, destacou. 

Não foi dessa vez

O portão fechou às 11h30 em ponto, algumas pessoas chegaram atrasadas e perderam a chance de realizar a prova neste momento. Caso da bacharel em direito, Vanessa Vieira, 50. Essa é a segunda vez que realiza o exame. 

Para ela, o portão n fechou às 11h30, e sim, antes. “Eu cheguei 11h30 e o portão já estava fechado, isso é um absurdo, eu cheguei no horário, tenho certeza que fecharam antes”, disse. 

Vanessa destacou, ainda, que depois de hoje, dará uma pausa, não realizará mais a prova por um tempo. “Eu estou mal, estudei tanto, me sentindo constrangida. Isso não é justo”, frisou.

*Com informações acritica


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Primeira fase do 37º exame da OAB-AM acontece neste domingo, em Manaus