A equipe da nova unidade será formada por cinco bombeiros militares transferidos permanentemente.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, inaugurou nesta segunda-feira (7) o Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP) no município de Manaquiri, a 60 quilômetros de Manaus. A nova unidade amplia para seis o número de bases permanentes do Corpo de Bombeiros no interior do estado, reforçando a capacidade de prevenção e combate a incêndios, especialmente na região da BR-319.
Durante a solenidade, Wilson Lima destacou que a base terá atuação contínua no município, somando bombeiros militares do estado e brigadistas cedidos pela prefeitura. “É um grupamento que vai ficar de forma permanente para garantir a proteção civil, principalmente durante o período de estiagem, mas também durante todo o ano”, ressaltou o governador.
Participaram da inauguração os deputados Silas Câmara, Alessandra Campêlo, Cabo Maciel, Sinésio Campos, o prefeito de Manaquiri, Nelson Lilo, e secretários estaduais.
Com a entrega da unidade de Manaquiri, já foram contemplados os municípios de Tapauá, Rio Preto da Eva, Novo Aripuanã, Maués e Lábrea. A meta do governo é ampliar de 11 para 27 o número de municípios com bases fixas do Corpo de Bombeiros até o fim de 2025.
A implantação das bases faz parte de um investimento de R$ 25 milhões. As prefeituras fornecem a estrutura física e brigadistas, enquanto o estado disponibiliza os bombeiros militares e equipamentos. A base de Manaquiri conta com viatura Auto Tanque Florestal com capacidade para 10 mil litros de água, picape com kit de combate a incêndio, motosserras, escadas, pulverizadores, lanternas e outros equipamentos essenciais.
A equipe da nova unidade será formada por cinco bombeiros militares transferidos permanentemente e 13 brigadistas cedidos pela prefeitura, que receberão formação técnica de 480 horas ao longo de 18 meses, ao fim da qual serão certificados como Bombeiros Civis.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilso Muniz, ressaltou a importância da localização estratégica. “Manaquiri é um ponto-chave por estar próximo da BR-319, uma região com alta incidência de incêndios florestais”, explicou.
A base em Manaquiri possui mais de 208 m² de área construída e conta com alojamentos, recepção, cozinha, garagem, salas administrativas e de instrução, oferecendo estrutura adequada para as operações de emergência e atividades de treinamento.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.