17/01/2026
Pesquisar

Cheia no Amazonas já afeta mais de 370 mil pessoas; Governo divulga novo boletim nesta sexta-feira

Cheia
Foto reprodução

De acordo com os dados atualizados, 92.801 famílias foram afetadas em diferentes regiões, refletindo os efeitos da elevação.

A cheia dos rios no Amazonas já impacta diretamente mais de 371 mil pessoas em todo o estado, segundo o boletim divulgado nesta sexta-feira (06/06) pelo Governo do Amazonas, por meio do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais.

De acordo com os dados atualizados, 92.801 famílias foram afetadas em diferentes regiões, refletindo os efeitos da elevação dos rios nas nove calhas hidrográficas do estado, cujos picos de cheia estão previstos para ocorrer entre março e julho.

Entre os 62 municípios amazonenses36 estão em Situação de Emergência, 22 em Alerta, um em Atenção e apenas três permanecem em condição de normalidade.

Ações emergenciais intensificadas

Para minimizar os impactos da cheia, o Governo do Estado já enviou 250 toneladas de cestas básicas600 caixas d’água de 500 litros57 mil copos de água potável por meio da Cosama e 10 kits purificadores do programa Água Boa. Os itens beneficiam, até o momento, os municípios de Manicoré, Apuí, Humaitá, Borba, Boca do Acre e Novo Aripuanã.

Saúde reforça estrutura nas áreas críticas

Na área da saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) enviou uma balsa adaptada como hospital ao município de Anamã, que está em estado de emergência. O Barco Hospital São João XXIII também partiu de Manaus para prestar atendimento médico na localidade durante uma semana.

Outros municípios como Apuí, Boca do Acre, Manicoré, Humaitá, Ipixuna, Guajará e Novo Aripuanã receberam 72 kits de medicamentos, beneficiando mais de 35 mil pessoas. Além disso, Manicoré ganhou uma nova usina de oxigênio com capacidade de produção de 30 m³ por hora, substituindo a anterior que produzia apenas 12 m³.

Em Apuí, seis cilindros de oxigênio foram enviados como reserva técnica, além de medicamentos e insumos hospitalares para reforço da rede de atendimento.

Operação Cheia 2025 segue em execução

Operação Cheia 2025 foi iniciada em 16 de abril com foco na calha do rio Madeira, atendendo inicialmente os municípios de Humaitá, Manicoré e Apuí, que foram os primeiros a decretar emergência.

Monitoramento contínuo

Defesa Civil do Amazonas realiza o monitoramento diário dos níveis dos rios por meio do Centro de Monitoramento e Alerta, responsável por acompanhar o comportamento hidrográfico durante todo o ano e fornecer informações de alerta para a população e as autoridades.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Cheia no Amazonas já afeta mais de 370 mil pessoas; Governo divulga novo boletim nesta sexta-feira