17/08/2025
Pesquisar
Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wetter

Amazonas será oficialmente reconhecido como área livre de febre aftosa sem vacinação

febre aftosa
Foto reprodução

O evento, que ocorrerá no dia 29 de maio, marcará a concessão oficial do selo.

O governador Wilson Lima apresentou, neste sábado (24/05), em Manaus, a comitiva que representará o Amazonas na 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA), em Paris, na França. O evento, que ocorrerá no dia 29 de maio, marcará a concessão oficial do selo que certifica o estado como área livre de febre aftosa sem vacinação.

A conquista representa um avanço histórico para o setor produtivo do Amazonas, possibilitando a abertura de novos mercados para a carne bovina e bubalina produzida no estado. “O que nós estamos recebendo agora na França é algo histórico. Conseguimos dar um passo importante quando, lá atrás, 13 municípios do sul do Amazonas ficaram livres da febre aftosa sem vacinação. Agora, conseguimos essa certificação internacional. Isso nos dá um carimbo de qualidade, uma chancela, e credencia o nosso pecuarista a estar em qualquer mercado do planeta”, destacou o governador Wilson Lima.

Comitiva amazonense

A delegação do Amazonas será composta pelo secretário de Estado de Produção Rural (Sepror), Daniel Borges; pelo diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), José Omena; e pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço.

O anúncio foi feito durante evento realizado no Parque Multiuso Dr. Eurípedes Ferreira Lins, localizado no km 2 da BR-174, com apoio da Faea, Adaf, da Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Amazonas, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS).

Participaram da solenidade deputados estaduais, como Joana D’arc, Cabo Maciel e Adjuto Afonso; o vereador Aldenor Lima; os prefeitos de Apuí, Marcos Macil, e de Boca do Acre, Frank Barros; além de secretários estaduais e representantes do setor primário.

Avanços sanitários

Atualmente, 13 municípios do sul e sudoeste do estado são oficialmente reconhecidos como livres da febre aftosa sem vacinação: Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini, Guajará, Envira, Eirunepé, Ipixuna, Itamarati, além de parte do território de Tapauá. A previsão é que, até junho de 2025, todos os municípios amazonenses alcancem esse mesmo status sanitário.

O Amazonas conta atualmente com um rebanho de aproximadamente 2,7 milhões de cabeças de gado e mais de 22 mil pecuaristas ativos. Com a certificação internacional, o estado poderá exportar carne para mercados mais exigentes, além de reduzir custos com o fim da obrigatoriedade da vacinação.

“Isso foi uma grande vitória. Foi um trabalho árduo, que há muito tempo a gente vem tentando conseguir. Graças a Deus, agora, no governo Wilson Lima, conseguimos dar esse grande passo. Podemos agora mandar carne para o mundo todo”, comemorou o pecuarista Luiz Rodrigues, com mais de 15 anos de atuação no setor.

Caminho até a certificação

O reconhecimento internacional é resultado de um esforço conjunto entre o Governo do Estado e instituições parceiras. De 2019 a 2024, foram investidos R$ 5,4 milhões na aquisição e distribuição de mais de 1,9 milhão de doses de vacina, além do fortalecimento de barreiras sanitárias, campanhas educativas, fiscalização de trânsito animal e apoio técnico aos pecuaristas.

O último foco de febre aftosa no Amazonas foi registrado em 2004. Desde então, o estado evoluiu gradualmente: primeiro, obtendo o status de área livre com vacinação em 2018 e, agora, sem a necessidade do imunizante, consolidando-se como referência no combate e erradicação da doença.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Deixe o seu Comentário

Amazonas será oficialmente reconhecido como área livre de febre aftosa sem vacinação

plugins premium WordPress