O crime cibernético está constantemente se aprimorando. Entretanto, essas novas formas de golpe se mostram cada dia mais criativas, e é por isso que temos que ter ainda mais cuidado com o que fazemos na internet.
A nova forma de golpe é realizada pela rede social, Instagram. Os Criminosos usam fotos de mulheres para se cadastrar no aplicativo por uma conta, produzem e vendem conteúdo adulto para os usuários da rede.
Perfis do Instagram roubam dados financeiros
Os criminosos, após roubarem fotos de mulheres e montarem o perfil de isca, começam a seguir homens. Após acumularem uma quantidade de perfis adicionados, as postagens nos stories irão começar. Os anúncios da venda de conteúdo adulto são feitos e os clientes entram em contato.
Os pagamentos são realizados por links adicionados na biografia do perfil, que direcionam o usuário até o site de pagamento. Esses sites são clones de sites verdadeiros de venda de conteúdo adulto, ajudando a ganhar a confiança do usuário de que está num ambiente seguro, com a circulação de mídias explicitas e pornográficas, as postagens são de fotos e vídeos. As imagens não são das mulheres que tiveram suas fotos roubadas para o perfil do Instagram.
Após o término da compra desses conteúdos adultos, os criminosos passam a ter acesso às informações cadastradas e roubam os dados do cartão da pessoa. Para não sofrer o golpe é preciso parar de confiar nos perfis e links, não adicione seus dados em qualquer lugar da internet.
Como posso proteger minhas fotos?
Aqui seguem dicas para as mulheres não terem suas fotos roubadas para serem usadas de avatar de criminosos:
- Prive seu perfil: assim apenas pessoas que você aceita poderá ter acesso às suas postagens;
- Avalie quem são seus seguidores, caso encontre um perfil suspeito e o delete na hora;
- Busque uma imagem sua no google e veja se ela aparece em outro lugar que não seja suas contas nas redes sociais.
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.