Ex-presidente minimizou a intenção dos manifestantes ao afirmar que os envolvidos eram “pobres coitados”.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a se pronunciar sobre os atos de 8 de janeiro de 2023, negando que tenham sido uma tentativa de golpe. Em entrevista concedida nesta terça-feira (25) ao Léo Dias TV, Bolsonaro classificou os eventos como “vandalismo” e afirmou que a invasão às sedes dos Três Poderes foi “programada pela esquerda”.
Bolsonaro minimizou a intenção dos manifestantes ao afirmar que os envolvidos eram “pobres coitados” e que não havia possibilidade real de uma tentativa de golpe. “Vandalismo. Ih, vão dar golpe em um prédio sem nada, sem o presidente, sem arma?”, questionou o ex-presidente durante a entrevista. Ele argumentou que a ideia de uma tentativa de golpe não se sustenta diante da falta de elementos concretos que pudessem ameaçar o governo eleito.
Ainda durante a entrevista, Bolsonaro reforçou sua tese de que os eventos foram articulados pela esquerda. “O 8 de janeiro foi programado pela esquerda. Você tem imagens do pessoal quebrando lá dentro, mas não quando entrou a turma. Imprensa só mostrava imagem de um magrinho derrubando relógio e tentando derrubar câmera. O governo dizia que não tinha mais imagem, mas pouco tempo depois apareceram mais imagens”, afirmou.
CARA DE PAU E INCOERÊNCIA
— Pedro Rousseff (@pedrorousseff) February 25, 2025
Bolsonaro ACABA de AFIRMAR que o 8 de janeiro foi “armado pela esquerda.”
Então ele tá pedindo ANISTIA para esquerdistas é isso?! 🤡🤡 pic.twitter.com/ftestbAKuY
As declarações do ex-presidente ocorrem em meio às investigações que apuram a responsabilidade dos envolvidos nos atos do 8 de janeiro, que resultaram na depredação do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF). O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e autoridades de segurança pública classificam a invasão como uma tentativa de golpe de Estado e buscam responsabilizar financiadores e incentivadores do movimento.
A versão de Bolsonaro contrasta com as conclusões das investigações em curso. A Polícia Federal já indiciou diversas pessoas envolvidas nos atos e segue apurando possíveis ligações entre os manifestantes e autoridades políticas.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.