A análise revela que 30% dos casos positivos de Sars-CoV-2 (Covid-19) foram registrados entre esse grupo etário.
O novo Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) traz dados alarmantes sobre o aumento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com ênfase nos idosos, em várias regiões do Brasil, especialmente no Norte e Nordeste. A análise, que cobre as últimas quatro semanas epidemiológicas, revela que 30% dos casos positivos de Sars-CoV-2 (Covid-19) foram registrados entre esse grupo etário, e 63% das mortes ocorreram nessa mesma faixa.
Os estados mais afetados incluem Acre, Pará e Pernambuco, onde o crescimento da SRAG entre os idosos é notável. O estudo da Fiocruz destaca uma tendência geral de redução dos casos de SRAG em outras partes do país, especialmente nas regiões Centro-Sul, onde a maioria dos estados não apresenta aumento significativo de casos. Minas Gerais e Pernambuco são as únicas exceções, ainda indicando crescimento.
Enquanto isso, a redução dos casos de SRAG no Brasil se deve em parte à queda ou interrupção do crescimento dos casos associados à Covid-19 e ao rinovírus. Este último, que também apresenta um aumento em alguns estados, atinge principalmente crianças e adolescentes até 14 anos. No entanto, a maioria dos estados mostra uma diminuição nos casos graves relacionados ao rinovírus, com exceção de Santa Catarina e Pernambuco, que registram aumento nas ocorrências.
Tatiana Portella, pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e colaboradora do InfoGripe, enfatiza a necessidade urgente de vacinação, principalmente entre os grupos de risco, como idosos, crianças e pessoas com comorbidades. “A vacinação é fundamental para prevenir internações e mortes, especialmente entre os mais vulneráveis. É vital que os pais levem seus filhos para vacinar contra a Covid-19, já que este grupo tem alta incidência de internações”, destacou Portella.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.