O voto favorável ao empréstimo de R$ 580 milhões da Prefeitura de Manaus junto ao Banco do Brasil dos dois principais membros do Republicanos na Câmara Municipal, os vereadores João Carlos e Márcio Tavares, ambos da Igreja Universal, se deu após articulação de David Almeida (Avante) em Brasília, destacou o jornalista Thiago Botelho em sua coluna Sem Mimimi, desta terça-feira (22).
O acordo, segundo o jornalista, foi firmado com o presidente nacional da sigla, o deputado federal Marcos Pereira (SP), e articulado pelo senador Omar Aziz (PSD) e o deputado federal Silas Câmara, que comanda a legenda no Amazonas.
“A informação é de fontes da Sem Mimimmi em Manaus e na capital federal. Segundo informações de bastidores, David pediu ajuda aos parlamentares federais que prontamente se mexeram e convenceram Marcos Pereira da importância da votação e, sobretudo, da aprovação”, revelou Botelho.
A orientação de Pereira se tornou uma ordem, já que, além de ser presidente nacional do Republicanos, ele é da alta cúpula da igreja, detalhou o jornalista.
E a orientação foi acatada mesmo após a dupla ter votado contra o mesmo empréstimo na deliberação de dezembro do ano passado.
Além de João Carlos e Márcio Tavares, o Republicanos conta atualmente com os vereadores Roberto Sabino e Dr. Daniel Vasconcelos.
“Sabino, que sempre foi da base de David Almeida, também votou sim e manteve a coerência em relação aos votos anteriores. Já Vasconcelos, mesmo tendo se filiado recentemente, desobedeceu a orientação e votou contrário”, comentou Botelho.
Vasconcelos é um fiel integrante do grupo do governador Wilson Lima (União), que tem Roberto Cidade (União) como pré-candidato a prefeito.
Com a orientação do Republicanos e a ausência do vereador Everton Assis (União), que passou mal e foi internado, a votação do empréstimo ficou 22 votos favoráveis e 17 contrários.
“A mudança de posicionamento causou surpresa nos demais vereadores e foi o comentário do dia na CMM. Até então no arco de aliança do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a pergunta que fica é se o Republicanos seguirá com Cidade ou migrará para o lado de David”, questionou o jornalista.
Inclusive, Botelho conversou com interlocutores de Roberto Cidade demonstraram surpresa com o posicionamento da sigla.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.