A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), concluiu, nesta sexta-feira, 22/12, a operação “Natal com Saúde”, realizada para fiscalizar os alimentos vendidos em supermercados e hipermercados da capital amazonense.
Ao longo de quatro dias de operação, foram fiscalizados 45 estabelecimentos em todas as zonas da cidade, dos quais 10 foram autuados por apresentarem irregularidades sanitárias e um outro foi parcialmente interditado, devido ao grande número de ocorrências. Também foram apreendidos e descartados 4.545 quilos de alimentos em condições impróprias para o consumo.
Dentre as irregularidades sanitárias verificadas durante a operação estavam produtos sem indicação de procedência e outras informações básicas, carnes e laticínios descongelados ou acondicionados de forma inapropriada, entre outras situações.
Pelas ocorrências, os locais autuados deverão responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 UFMs (Unidades Fiscais do Município), cujo valor unitário atual é de R$ 134,77. Os outros 34 estabelecimentos estavam cumprindo as exigências sanitárias, e receberam apenas orientações da equipe para reforçar os cuidados.

Para o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, o saldo da operação ressalta a importância do trabalho preventivo realizado pela Prefeitura de Manaus no reforço da vigilância sobre os produtos oferecidos à população na época natalina, quando há grande demanda por alimentos para as confraternizações.
“O RESULTADO DESSE TRABALHO EVIDENCIA A QUANTIDADE DE ALIMENTOS POTENCIALMENTE PREJUDICIAIS À SAÚDE QUE PODERIAM SER CONSUMIDOS PELOS CIDADÃOS, LEVANDO A COMPLICAÇÕES QUE PODEM SER BASTANTE SEVERAS E ATÉ CAUSAR ÓBITOS”,explica.
O diretor também orienta o público consumidor sobre a atenção às informações na hora das compras.
“É FUNDAMENTAL VERIFICAR, SEMPRE, A DATA DE VALIDADE DOS PRODUTOS, BEM COMO A APARÊNCIA E AS CONDIÇÕES DE EXPOSIÇÃO DE CARNES, VERDURAS, FRUTAS, LATICÍNIOS E OUTROS ALIMENTOS PERECÍVEIS”,alerta.

Serviço
A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.