O Brasil vai enviar 28 veículos blindados e uma tropa de 150 soldados do Exército para a região da fronteira com a Venezuela após o governo venezuelano disputar com a Guiana o território de Essequibo, que é disputado entre os paízes há mais de 100 anos.
O objetivo do reforço militar brasileiro é evitar que o conflito entre os dois países vizinhos chegue ao território brasileiro. Se a Venezuela precisasse fazer uma incursão até a Guiana, haveria necessidade de passar pelo Brasil.
Uma estimativa aponta que a Guiana tenha reservas de 11 bilhões de barris de petróleo, sendo que a parte mais significativa está no mar, perto de Essequibo. Mas a Venezuela afirma ter direito sobre o território com base em documentos internacionais resultando na disputa dos dois países.
Um referendo feito, no domingo (4), mostrou que 95% dos eleitores votaram para que o a Venezuela incorpore o Essequibo em seu mapa, mas o país não é obrigado a executar isso.
Já o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs criar uma lei para a criação da província, a qual iria anexa o Essequibo como parte da região venezuelana.

Uma versão de um mapa da Venezuela, onde consta o Essequibo, foi publicada pelo presidente nas redes sociais.
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.