Com ar quase irrespirável, elenco da Onça-pintada tem tido dificuldades durante os treinos
Finalista da Série C do Campeonato Brasileiro 2023, o Amazonas FC segue sua preparação visando o primeiro jogo da decisão, marcado para o domingo (15), na Arena da Amazônia, contra o Brusque-SC. No entanto, o elenco da Onça-pintada tem enfrentado um rival a mais visando o título inédito da Terceirona: o clima de Manaus.
Nesta quarta-feira (11), a capital amazonense amanheceu coberta por muita fumaça decorrente das queimadas, que assolam a região. Mesmo com o ar quase irrespirável, o plantel do Amazonas FC treinou pela parte da tarde no Estádio Carlos Zamith, na zona leste de Manaus.
Preparador físico do clube Aurinegro, César Polaco comentou sobre as dificuldades na preparação dos atletas treinando sob tais condições climáticas. Segundo o responsável pelo “pulmão da Onça-pintada”, o jogador de futebol sente até mais a poluição que as demais pessoas.
“Dificulta muito (fumaceiro), até porque o atleta é um ser humano como qualquer um. Às vezes as pessoas fazem essa distinção entre atletas e pessoas normais, que trabalham em outras funções, mas o atleta sente até mais.”, disse Polaco, explicando o quanto a poluição pode interferir na eficiência do jogador em campo.
“O atleta sente mais (a poluição) porque ele tem uma capacidade maior de respiração. A atividade (física) em excesso o faz precisar de muito oxigênio pra trabalhar, aí pega um dia desses, com a fumaça, o ar vem completamente contaminado.” explicou o preparador físico.
Polaco também alertou para o problema da combinação da fumaça com o forte calor na capital nos últimos meses. Segundo o membro da comissão técnica do Amazonas FC, o clima atual de Manaus compromete a preparação do elenco e se torna um obstáculo a mais para a Onça-pintada rumo ao título da Série C.
“Isso (fumaceiro) sobrecarrega o pulmão, e todo o processo fisiológico do atleta é comprometido. Fora a visão e mais o calor… então são dois problemas muito difíceis. Mas a gente, como já sabe, não vai se estender muito e, também cuidando do atleta, se alguém sentir alguma coisa a gente tira (da atividade)”, concluiu o preparador físico do Amazonas FC.
(Foto: Divulgação/AMFC)
Após conseguir o acesso para a Segunda Divisão do futebol brasileiro no último sábado (7), o Amazonas FC agora tentará o título da competição. O adversário é o Brusque-SC, em dois jogos. O primeiro duelo está marcado para o domingo (15), às 17h (de Manaus), na Arena da Amazônia. A volta acontece no dia 22 deste mês, no Estádio Augusto Bauer, em Santa Catarina.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.