17/01/2026
Pesquisar

Moradores denunciam violência de policiais durante ação em comunidade na zona Norte de Manaus

Foto reprodução

Em um dos vídeos registrados pelos ocupantes, um PM pega um terçado que está no terreno e agride um homem duas vezes

Moradores da comunidade 7 de maio, no bairro Nova Cidade, zona Norte de Manaus, denunciaram que policiais militares estiveram na tarde desta quinta-feira (17) e na quarta (16) no local tentando fazer a retirada dos ocupantes sem mandado de reintegração de posse e com uso de violência.

Segundo um dos ocupantes, Antonio da Silva, 35, a comunidade já existe há dois anos e tem cerca de 2 mil pessoas, sendo aproximadamente 600 indígenas que vieram de municípios do rio Solimões.

“Os policiais chegaram sem nenhum documento, jogaram bomba, spray de pimenta, agrediram as pessoas, inclusive com terçado. Teve pessoas feridas”, contou o morador, que diz ser indígena.

Em um dos vídeos registrados pelos ocupantes, um PM pega um terçado que está no terreno e agride um homem duas vezes, que não reage e tenta se defender com um pedaço de madeira que está segurando.

Antonio da Silva contou que, no momento em que os policiais chegaram no local, havia pessoas fazendo a limpeza dos seus terrenos, com inchadas, terçados e pás. “Eles acharam que as pessoas estavam querendo algum confronto. Mas elas estavam com essas ferramentas porque estão limpando os terrenos”, disse.

O morador contou ainda que uma empresa está reivindicando a propriedade do terreno, mas segundo ele, o local é uma área verde e não foi apresentada nenhuma documentação. “Nós temos uma liminar da Justiça para permanecer na área, que saiu este ano”, afirmou.

A reportagem do portal Toda Hora solicitou resposta da Polícia Militar sobre a ação e, caso haja retorno, a matéria será atualizada.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Moradores denunciam violência de policiais durante ação em comunidade na zona Norte de Manaus