17/01/2026
Pesquisar

Tarifa, tempo de espera e falta de segurança são fatores que afastam brasileiros do transporte coletivo, diz CNI

Foto reprodução

Os carros de aplicativo foram os meios de transporte mais bem avaliados

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre mobilidade urbana mostrou que os brasileiros que não usam transporte público seriam mais propensos a usá-lo se o preço fosse mais baixo, o tempo de espera fosse menor e a segurança fosse maior.

A pesquisa, que foi realizada com 2.019 pessoas em cidades com mais de 250 mil habitantes em todas as 27 unidades da Federação, também descobriu que o carro é o meio de transporte mais usado, seguido pela moto, bicicleta, ônibus, carona, trem, fretado, van, carro por aplicativo, táxi e barco.

Em relação à bicicleta, 39% dos entrevistados disseram que usariam mais se houvesse mais segurança para pedalar nas vias. Eles também disseram que respeitariam mais os ciclistas e que gostariam que houvesse mais ciclovias e ciclofaixas.

Os carros de aplicativo foram os meios de transporte mais bem avaliados, com 64% dos usuários dizendo que os consideram bons ou ótimos. Em seguida, vêm o metrô (58%), trem (38%), táxi (30%) e ônibus (29%).

O sistema de transporte público por ônibus urbano registrou uma queda de 24,4% na demanda entre 2019 e 2022, devido principalmente à pandemia. Isso significa que deixaram de ser realizados quase 8 milhões de deslocamentos de passageiros por dia, em média, no período.

Mesmo com um aumento de 12,1% na demanda e de 10,3% na produtividade em 2022, na comparação com 2021, o segmento não recuperou os patamares pré-pandemia.

Os resultados da pesquisa mostram que há uma demanda por transporte público mais acessível, seguro e eficiente. As autoridades públicas e as empresas de transporte público precisam trabalhar juntas para melhorar a qualidade do transporte público e tornar mais atraente para os brasileiros.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Tarifa, tempo de espera e falta de segurança são fatores que afastam brasileiros do transporte coletivo, diz CNI