Um meteoro do tipo bólido explodiu sobre algumas cidades de São Paulo, Paraná e Santa Catarina e causou
Na noite de domingo (6), por volta das 21h (pelo horário de Brasília) um grande meteoro do tipo bólido foi visto nos céus das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Em algumas cidades, moradores se assustaram ao sentir o chão tremer após uma forte explosão.
Segundo as análises das imagens feitas pela Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o meteoroide que causou o fenômeno atingiu a atmosfera da Terra em um ângulo de 51,7° em relação ao solo e começou a brilhar a 91,1 km de altitude sobre a cidade de Tomazina, no Paraná. Então, ele percorreu quase 87 km em 4,7 segundos, a 65,9 mil km/h, vindo a desaparecer a 23 km de altitude sobre o município de Sapopema, também paranaense.
Outros estados que testemunharam a passagem do meteoro foram São Paulo (com registros na capital e em cidades como Sorocaba, Lençóis Paulista e Presidente Prudente) e Santa Catarina (Monte Castelo).
Conforme mencionado acima, alguns relatos recebidos pela Bramon dizem que o clarão foi acompanhado por um grande estrondo e tremores. No entanto, embora tenham assustado algumas pessoas que pensaram ter havido uma colisão com o solo, esses efeitos foram produzidos durante o violento deslocamento de ar ocasionado quando a rocha espacial arrebenta a atmosfera da Terra em altíssima velocidade, se desintegrando com o aumento da pressão e da temperatura.
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
