quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Pesquisar

Imunização: Microplanejamento fortalece ações para ampliar coberturas vacinais no Amazonas

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Oficina virtual ocorreu nesta terça-feira (13/06)

O Amazonas segue intensificando as ações para ampliar as coberturas vacinais. Uma dessas estratégias foi realizada nesta terça-feira (13/06) com a segunda etapa da oficina de microplanejamento para aumentar, em curto prazo, o público das campanhas de vacinação. Entre as ações compartilhadas estão a importância da educação em saúde e a participação da sociedade para melhorar os índices de vacinação.

Participam da programação 48 municípios que estão incluídos no grupo prioritário para ampliar a adesão da população às campanhas de imunização. As demais 14 cidades do Estado serão contemplados em momento posterior. A Fundação de Vigilância e Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), coordena a atividade no Estado.

A iniciativa é do Governo do Amazonas, por meio da SES-AM e FVS-RCP, em parceria com o Ministério da Saúde e Organização Panamericana de Saúde (OPAS). Durante a oficina, os municípios compartilharam o desenvolvimento do plano de vacinação imediata municipal. Nessa estratégia de ação imediata, a prioridade da vacinação são crianças e adolescentes de 0 a 15 anos.

Os indicadores de cobertura alvo das ações são as vacinas poliomielite, pentavalente, pneumocócica e a tríplice viral para o público infantil. Já para os adolescentes serão direcionadas ações para a vacinação da meningocócica C, a ACWY e também a de combate ao HPV. Apesar dos destaques, todas as vacinas do Calendário de Vacinação do Ministério da Saúde para menores de 15 anos de idade estão inseridas na estratégia.

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Angela Desirée, gerente de Imunização do Amazonas na FVS-RCP, destaca a importância dessa ação. “O planejamento é uma resposta rápida para aumentar as coberturas vacinais, tendo em vista que o Amazonas tem área de fronteira e é preciso prevenir o risco da introdução e reintrodução de doenças”, disse.

Uma das participantes da oficina on-line foi a enfermeira Cristiane Lindoso, representante de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus) que destacou a importância da estratégia para intensificar o processo de trabalho do município. “Esse projeto é muito rico nos detalhes de uma campanha de vacinação. Estou muito esperançosa em relação aos resultados que podemos obter”, disse.

Microplanejamento

A oficina de microplanejamento discute estratégias e ações de vacinação a serem utilizadas de acordo com as características da população; o estabelecimento de atividades para o cálculo e estimativa das necessidades de recursos humanos e de insumos como vacinas, seringas, materiais, rede de frio e logística de distribuição; e formação, capacitação e atualização dos profissionais de saúde.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Deixe o seu Comentário

Imunização: Microplanejamento fortalece ações para ampliar coberturas vacinais no Amazonas

plugins premium WordPress