De acordo com a Faddeam, 45 localidades desejam se desmembrar dos municípios atuais e se tornar independentes
A Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital Emancipalista do Amazonas (Faddeam) realiza um estudo de viabilidade econômica para a criação de 45 novos municípios no estado. A informação foi divulgada pelo presidente da entidade, Reinaldo Serrão, que esteve na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) na quarta-feira (10).
Segundo Serrão, 45 localidades desejam se desmembrar dos municípios atuais e se tornar independentes. É o caso, por exemplo, da Vila Amazônia, distrito de Parintins que possui 15 mil habitantes, número superior à população de mais de 3,2 mil municípios brasileiros.
O presidente da entidade afirmou ser a segunda vez que a instituição vai ao parlamento estadual para divulgar a luta emancipalista. “Estamos realizando levantamento de estudos de viabilidade econômica, juntamente com IBGE. Quero destacar que a Assembleia Legislativa do Amazonas é a primeira do Brasil a propor a criação da Frente Parlamentar, dando voz e vez para os distritos”, afirmou.
Frente Parlamentar
O deputado Sinésio Campos (PT) disse que já encaminhou para ser votado em regime de urgência o projeto da Frente Parlamentar de Criação de Novos Municípios, por entender que as divisões geopolíticas do Amazonas estão desatualizadas.
“É hora de abrirmos esse espaço e travarmos o debate. Existem problemas graves em distritos que são maiores que os municípios-sede. O distrito de Itapeaçu, por exemplo, fica em Urucurituba e é enorme. Imagina como é você, com poucos recursos, ter que administrar uma localidade”, declarou o parlamentar.
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil), demonstrou apoio à iniciativa. “Sabemos da dificuldade que existe nos distritos do interior. Não só uma dificuldade para quem mora no distrito, mas dificuldade para quem administra a cidade, que muitas vezes não têm recursos para proporcionar uma qualidade de vida melhor para quem mora nas localidades”, afirmou.
Crescimento
Com 62 municípios e 3,9 milhões de habitantes, o Amazonas tem mais cidades apenas que quatro estados brasileiros: Rondônia (52), Acre (22), Amapá (16) e Roraima (15). Se a medida for aprovada, o estado passará a ter 107 municípios, ficando à frente de Sergipe (75), Espírito Santo (78), Mato Grosso do Sul (79), Rio de Janeiro (92) e Alagoas (102).
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.