A Amazonas Energia alerta que as ligações clandestinas sobrecarregam os transformadores e a rede de distribuição de energia elétrica
Equipes da Amazonas Energia descobriram a existência de “gatos” (ligações clandestinas) em uma chácara localizada na zona Oeste de Manaus e em uma fábrica de gelo na zona Leste da cidade. Na fábrica de gelo, foram encontrados dois desvios, um diretamente do poste e outro na lateral do imóvel, e foi constatado que a unidade consumidora estava excedendo o limite máximo permitido para clientes de baixa tensão, resultando em um prejuízo de R$ 700 mil. O representante da empresa foi detido por furto de energia.
Na chácara, uma subestação de 112,5 kVA estava conectada ilegalmente à rede de média tensão sem medição, o que constitui uma fraude. A propriedade não estava cadastrada na Amazonas Energia e não era uma unidade consumidora formal. A equipe da empresa desconectou a subestação e abriu um Boletim de Ocorrência para investigar o crime de furto de energia. O proprietário da chácara não foi revelado.
A Amazonas Energia alerta que as ligações clandestinas sobrecarregam os transformadores e a rede de distribuição de energia elétrica, afetando o serviço de distribuição para aqueles que pagam suas contas corretamente e colocando em risco a vida dos moradores. A ANEEL considera as perdas por irregularidades/fraudes nos cálculos da tarifa de energia, o que significa que o bom cliente acaba pagando pelo furto praticado por terceiros.
As ligações clandestinas no Amazonas são feitas de forma pulverizada em residências, condomínios, indústrias e comércios, e a empresa ressalta que o combate ao furto de energia é possível com o envolvimento de toda a sociedade e autoridades dos governos estadual e municipal. O furto de energia e a fraude de medidores são crimes tipificados nos termos do código penal brasileiro e sujeitos a penalidades administrativas. A Amazonas Energia recebe denúncias pelo telefone, WhatsApp, site e aplicativo da concessionária. Em mais de 80% dos casos, as denúncias são comprovadas.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.