A decisão atende denúncia da Promotoria de Justiça de Parintins.
Nesta quarta-feira, 26, a Justiça do Amazonas condenou o ex-secretário de Finanças de Parintins, Rozinaldo da Silva Carneiro, por manter seu caseiro como servidor “fantasma” em cargo público.
A decisão atende denúncia da Promotoria de Justiça de Parintins, que acusou o secretário da prática de ato de improbidade administrativa causador de enriquecimento ilícito e dano aos cofres públicos.
De acordo com a denúncia, a improbidade foi cometida mediante a contratação de Leon Anselmo Cruz para exercer o cargo de eletricista junto ao Poder Público Municipal, quando, de fato, o servidor dava expediente no sítio do ex-Secretário, trabalhando como caseiro.
Rozinaldo da Silva Carneiro e o funcionário por ele contratado foram condenados à perda dos valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio dos requeridos, à suspensão dos direitos políticos por oito anos, ao pagamento de multa civil equivalente aos valores acrescidos, ilicitamente, e aos danos causados, a ser apurada em sede de liquidação de sentença.
Os dois ainda sofreram à proibição de contratar com o Poder Público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.