20/02/2026
Pesquisar

📲 Entre no CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba notícias diretamente no seu dispositivo.

‘Rumores de guerra’:Navio de guerra chinês inicia exercícios perto de Taiwan

REUTERS/Thomas Peter

Navio de guerra chinês dispara contra um alvo durante um exercício militar perto de Fuzhou, província de Fujian, perto das Ilhas Matsu, controladas por Taiwan

Um navio de guerra chinês em mares voltados para o Estreito de Taiwan iniciou exercícios de fogo real neste sábado, quando Pequim lançou exercícios militares que chama de alerta contra o que considera forças pró-independência em Taiwan.

O navio de desembarque anfíbio – capaz de transportar tropas e veículos – disparou várias rodadas de artilharia na área da Baía de Luoyan, na costa da província de Fujian, a cerca de 50 km (30 milhas) a noroeste das ilhas Matsu, perto do continente, que são controladas por Taiwan.

A China vê a ilha de Taiwan, governada democraticamente, como seu próprio território e nunca renunciou ao uso da força para colocá-la sob seu controle. O governo de Taiwan se opõe fortemente às reivindicações da China.

Fumaça e focinho eram visíveis na popa do navio de guerra enquanto ele disparava projéteis contra alvos em terra e no mar. Barcos de pesca e navios de carga cruzaram nas proximidades, afastando-se da zona de exercícios.

O navio de guerra não navegou em direção às ilhas Matsu, controladas por Taiwan desde que o governo da República da China fugiu para Taipei em 1949, depois de perder uma guerra civil para as forças comunistas de Mao Tsé-Tung.

A área é considerada um provável alvo inicial para Pequim no caso de uma escalada militar.

O Comando do Teatro Oriental da China, um dos cinco comandos do Exército de Libertação Popular que supervisiona o Mar da China Oriental, incluindo o Estreito de Taiwan, disse que patrulhas de prontidão de combate serão conduzidas em torno de Taiwan por três dias como um aviso “sério” contra as forças pró-independência em Taiwan e para salvaguardar a integridade territorial da China.

Exercícios ao norte, sul e leste da ilha de Taiwan também foram planejados, depois que a presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, se encontrou com o presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Kevin McCarthy, nos Estados Unidos na quarta-feira, enfurecendo Pequim.

Um trabalhador de refinaria de petróleo de sobrenome Zhao em uma aldeia a sudeste da área de perfuração disse à Reuters que estava acostumado a ver exercícios militares enquanto crescia na cidade de Qingdao, logo acima da costa.

“Eu não estava ciente de que há uma broca aqui até que eu vim, mas não estou surpreso porque eu vi muito”, disse Zhao, de 40 anos.

Quando perguntado sobre Taiwan, Zhao disse que esperava que os dois lados pudessem “se reunir” o mais rápido possível.

Quarenta e dois caças chineses também cruzaram brevemente a sensível linha média do Estreito de Taiwan no sábado. O Ministério da Defesa de Taiwan disse ter avistado oito navios chineses.

REUTERS/Thomas Peter

No ponto turístico de 68 milhas náuticas em Pingtan, em Fujian, um dos pontos mais próximos da China da ilha principal de Taiwan, um estudante universitário de 25 anos de sobrenome Chen disse esperar que a China recupere Taiwan durante sua vida.

“Pessoalmente, espero que possamos recuperar Taiwan de forma pacífica”, disse ele. “Os exercícios são apenas uma maneira de mostrar nossa força nacional, afinal.”

*Com informações reuters


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

‘Rumores de guerra’:Navio de guerra chinês inicia exercícios perto de Taiwan