CPI é proposta para investigar denúncia de repasse de dinheiro em espécie a um motorista de um portal na Semcom. Já o secretário da pasta, Israel Conte, será ouvido no parlamento
Em meio ao escândalo na gestão do prefeito David Almeida envolvendo suspeita de dinheiro de ‘Caixa 2’ entregue em dinheiro vivo a um portal na Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), vereadores apresentaram requerimentos para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), nesta terça-feira (19). Já o secretário da pasta, Israel Conte, irá nesta quarta-feira (20), à Câmara Municipal de Manaus (CMM), para prestar esclarecimentos. O caso foi parar na Polícia Federal (PF) com pedido de apuração enquanto a Polícia Civil também investiga o caso.
Três vereadores apresentaram pedido de CP nesta terça-feira (19)I: William Alemão (Cidadania), Capitão Carpê (Republicanos) e Rodrigo Guedes (Podemos). A proposta já recebeu apoio de Lissandro Breval (Avante), Thaysa Lipe (Progressista) e Diego Afonso (União Brasil) favoráveis à investigação. O documento ainda será entregue oficialmente. Para ser aprovada a CPI precisa de 14 assinaturas.
De acordo com os vereadores, a denúncia feita pelo Portal Metrópoles caracteriza possíveis atos de improbidade administrativa e crimes decorrentes de suposto desvio de verbas públicas, em razão de pagamento em espécie aos prestadores de serviços.
“Nós todos pudemos ver um vídeo que mostrava pagamento em dinheiro em espécie na sede da Secretaria de Comunicação e esse vídeo foi veiculado pelo Portal Metrópoles, que é um dos maiores do Brasil, diga-se de passagem, com mais de 2 milhões de seguidores e, também, foi repercutido em portais de Manaus. Enfim, mais uma vez Manaus sendo envergonhada com escândalos de âmbito nacional (…)E sabemos qual a gênese desse problema: são os gastos excessivos e totalmente sem transparência da Semcom”, disse o vereador Rodrigo Guedes, que pediu à Superintendência da Polícia Federal no Amazonas uma investigação do caso.
Já o vereador William Alemão disse aguardar as investigações da Polícia Civil. “A Câmara Municipal está se posicionando e acredito que até o final de semana já esteja protocolado o requerimento (da CPI)”, disse o líder do Cidadania.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.