As novas orientações foram publicadas de forma repentina no site da Conferência dos Bispos Italianos
O Vaticano deu aprovação a novas diretrizes emitidas pelos bispos italianos, permitindo que homens gays ingressem nos seminários, desde que se abstenham de qualquer atividade sexual.
Esse movimento representa uma mudança na abordagem da Igreja Católica em relação à admissão de futuros padres. Embora a Igreja nunca tenha proibido explicitamente a entrada de homens gays no sacerdócio, uma instrução de 2016 havia estipulado que seminários não deveriam admitir aqueles com “tendências homossexuais profundamente arraigadas”.
As novas orientações, publicadas de forma repentina no site da Conferência dos Bispos Italianos na quinta-feira (9), afirmam que os responsáveis pelos seminários devem levar em conta a orientação sexual dos candidatos, mas somente como um aspecto da sua personalidade.
O documento sugere que, ao considerar as tendências homossexuais, deve-se avaliar o contexto geral da pessoa, sem reduzir o discernimento à questão sexual.
Os bispos italianos indicaram que o documento foi aprovado em novembro, e o texto inclui uma nota do escritório do clero do Vaticano, validando as novas diretrizes para um período experimental de três anos.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.