segunda-feira, 8 de julho de 2024
Pesquisar

Presidente da FIFA presta homenagem a Gianluca Vialli

Gianluca Vialli jogou pela seleção italiana entre 1985 e 1992.
  • Gianluca Vialli fez 59 jogos pela Itália e jogou em duas Copas do Mundo da FIFA
  • Ganhou os três principais troféus europeus de clubes
  • Presidente da Fifa diz que futebol perdeu um de seus sorrisos mais contagiantes

A Fifa está muito triste ao saber do falecimento do atacante italiano Gianluca Vialli, aos 58 anos. Foi um dos grandes avançados da sua geração, vencendo as três principais competições de clubes da UEFA que existiam na altura e fazendo 59 jogos pela Itália, antes de se mudar para treinador.

“O futebol perdeu um dos seus sorrisos mais bonitos e positivamente contagiantes, o sorriso de Gianluca Vialli. O sorriso de um homem que jogou e treinou. O sorriso de um homem que teve sucesso e assim, na sua alegria, ajudou a transformar e fazer crescer clubes, como a sua passagem pela Sampdoria. Ele manteve seu sorriso apesar de sua doença durante sua última passagem pela seleção italiana. Vialli era um grande jogador de futebol e um homem inteligente”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

“Um dia ele me viu fazendo alguns keepy-ups e me disse: ‘Gianni, vamos encarar isso, você não pode fazer keepy-ups. Eu vou te ensinar. E, mais uma vez, sorriu. Esta é a maneira certa de lembrá-lo, com sua expressão feliz. Ele era ótimo, porque se divertia e fazia todos nós nos divertirmos. Sua paixão era a mais bela encarnação do futebol. Um grande abraço à sua família e amigos.”

Gianluca Vialli jogou pela seleção italiana entre 1985 e 1992, participando na Copa do Mundo da FIFA em 1986 e 1990 e na final do Campeonato Europeu da UEFA em 1988. Ele marcou 16 gols em suas 59 aparições.

A nível de clubes, numa famosa parceria com o actual treinador italiano, Roberto Mancini, ajudou a Sampdoria a vencer a Taça dos Vencedores das Taças em 1990 e levou-a ao seu único título da Serie A no ano seguinte. Ele também ganhou a Serie A, a Copa da UEFA e a UEFA Champions League com a Juventus antes de encerrar sua carreira de jogador no Chelsea, onde também treinou.

Ele se reuniu com Mancini quando ele se juntou à equipe da seleção italiana e, juntos, ajudaram os azzurri a vencer o UEFA EURO 2020. Gianluca Vialli foi diagnosticado com câncer de pâncreas em 2017. Um ano depois, ele recebeu a liberação de todos apenas para que a doença retornasse.

Com informações de fifa

Deixe o seu Comentário

Presidente da FIFA presta homenagem a Gianluca Vialli

plugins premium WordPress