A Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) decidiu, na última segunda-feira (15), proibir a navegação noturna no trecho entre Novo Aripuanã, no Amazonas, e Porto Velho, em Rondônia, por conta do baixo nível do Rio Madeira, que atingiu 3,75 metros.
A medida visa a garantir a segurança do transporte fluvial de passageiros e mercadorias, principalmente nos trechos mais desafiadores já identificados.
Embarcações com calado igual ou superior a 2,20 metros estão proibidas de navegar durante a noite no rio, conforme determinação da capitania.
A decisão leva em consideração os 24 pontos críticos de navegação, como bancos de areia e pedras. A previsão é que o nível do rio permaneça abaixo de 4 metros até o final de agosto.
A estiagem deve atingir seu pico em novembro deste ano, conforme alerta do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).
Entre setembro e novembro, 14 estações de monitoramento indicam uma seca prolongada, com previsões de volumes historicamente baixos de chuva. Esse cenário pode impactar diversas cidades ao longo dos rios Madeira, Negro, Solimões e Tapajós.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.