A equipe do cadastro e registro dos profissionais de enfermagem suspeitarem da autenticidade do diploma da mulher
Manaus – Uma mulher, não identificado, 59, foi detida, nesta segunda-feira (13), por agentes da Polícia Federal (PF), após ela tentar registra-se como profissional de enfermagem no Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) com um diploma falso de nível Superior, em Manaus.
De acordo com as informações do Coren-AM, a equipe encarregada para o cadastro e registro dos profissionais de enfermagem suspeitarem da autenticidade do diploma de uma instituição de ensino particular da cidade.
Em seguida, iniciou uma série de investigações para identificar a legitimidade do documento apresentado pela mulher na sede do Coren-AM. A instituição particular que estava aparecia no diploma confirmou a falsificação e negou ter expedido o documento.
A mulher então foi conduzida em flagrante à sede da PF para prestar esclarecimentos. Ainda segundo o Coren-AM, é atribuição legal do Conselho de Enfermagem, fiscalizar o exercício da profissão, bem como disciplinar a prática da enfermagem, aplicar penalidades, entre outras atividades destinadas a coibir o exercício ilegal da profissão.
“O Coren Amazonas atua de forma incisiva para garantir a segurança da saúde da população impedindo que falsos profissionais atuem de maneira irregular nos estabelecimentos de saúde. O Conselho emprega mecanismos de segurança para a verificação desses documentos e sempre consegue identificar tais irregularidades, tomando todas as providências necessárias em colaboração com as autoridades competentes”, afirmou o presidente do Coren-AM, Sandro André.
O possível delito cometido pela mulher se enquadra no art. 304 do Código Penal, que trata da apresentação de documentação falsa. A penalidade para esse tipo de crime varia de 2 a 6 anos de reclusão, podendo ser ampliada caso sejam identificados outros delitos ainda em fase de investigação.
A mulher está sob responsabilidade da PF e à disposição da Justiça.
*Com informações d24am
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.