Caminhões enfrentam longas filas para atravessar do Careiro da Várzea para Manaus
A Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) autorizou mais uma empresa de navegação a operar na travessia de veículos e passageiros entre Manaus e Careiro de Várzea. A medida é temporária e busca reduzir as filas de veículos que se formam desde o início deste mês na rodovia BR-319, que liga Manaus a Porto Velho (RO).
A empresa que vai reforçar na travessia de veículos é a Vilhena Serviços, sediada em Belém (PA). A autorização para que ela opere sobre os rios Negro e Solimões foi publicada nesta terça-feira (22) no DOU (Diário Oficial da União). O documento é assinado pelo diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery Machado Filho.
Inicialmente, a empresa vai atuar por 180 dias. A permanência dela pode ser prorrogada “a depender da prestação adequada do serviço na região”.
Mesmo sem asfalto, a rodovia BR-319 se tornou a principal alternativa aos rios, que atingiram níveis históricos na seca deste ano. A situação tem dificultado o transporte de mercadorias, incluindo itens essenciais. O Rio Madeira, que também interliga Porto Velho a Manaus, tem trechos de difícil navegação.
Na semana passada, a Antaq autorizou a empresa Aiub Turismo a prestar o serviço. Duas balsas se juntaram às sete que já atuavam para tentar reduzir a fila, que ainda é quilométrica.
De acordo com a Antaq, atualmente, 400 veículos são transportados por dia nas balsas que fazem a travessia.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.