Coreia do Norte tentou colocar seu primeiro satélite espião no espaço
Os Estados Unidos convocaram uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para a sexta-feira (2) para discutir a tentativa de lançamento de satélite da Coreia do Norte nesta semana, disse o porta-voz da missão norte-americana nas Nações Unidas.
O lançamento na quarta-feira (31) foi uma tentativa da Coreia do Norte de colocar seu primeiro satélite espião no espaço, mas acabou fracassando: o propulsor e a carga caíram no mar.
Washington condenou o lançamento, dizendo que o ato usou a tecnologia de mísseis balísticos violando múltiplas resoluções do Conselho de Segurança da ONU, e arriscando desestabilizar a situação da segurança na região e além.
O porta-voz da missão dos EUA nas Nações Unidas, Nate Evans, disse que os Estados Unidos convocaram uma reunião aberta sobre o lançamento, o que significa que os procedimentos serão transmitidos ao vivo.
Outro diplomata da ONU disse que a convocação foi feita em conjunto com Albânia, Equador, França, Japão, Malta e Reino Unido.
Após o lançamento fracassado, a norte-coreana Kim Yo Jong, irmã do líder Kim Jong Un, disse que seu país logo colocaria um satélite espião militar em órbita e prometeu que Pyongyang aumentaria sua capacidade de vigilância militar.
Na quinta-feira, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse em Tóquio que “os programas nucleares e de mísseis perigosos e desestabilizadores da Coreia do Norte ameaçam a paz e a estabilidade na região”.
*Com informações reuters
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.