Com a proposta de recuperar áreas degradadas e promover o desenvolvimento sustentável, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) iniciou nesta segunda-feira (13/02) a distribuição de mudas de castanheira a produtores de Canutama (distante 619 quilômetros de Manaus). A expectativa é que 10.100 mudas sejam distribuídas ao longo da semana.
“Nosso objetivo é recuperar áreas degradadas, aproveitando as capoeiras para efetuar o plantio sem ter que desmatar a floresta. Essas árvores também causarão o aumento da biodiversidade e uma renda extra no futuro para os comunitários”, explicou o gerente da unidade local em Canutama, Batista Gomes.
Com uma produção de 2,9 mil hectolitros de castanha-do-Brasil em 2023, o cultivo de castanheiras se apresenta como uma forma de propiciar o reflorestamento de forma rentável aos agricultores familiares.
Até o momento, 40 agricultores de 13 comunidades foram beneficiados com a ação, que já distribuiu 6.100 mudas até o momento. As comunidades incluem: Pararia, Corredor, Ilha do Ananá, Palhal, Massa Puba, Jadibaru, Acamoã, Vista Alegre, Lua Nova, Repartimento, Ilha da Mata, Bacadaru e Manguari.
Ainda segundo Batista, no ato da entrega os produtores receberam também uma palestra e cartilhas com instrução de plantio das castanheiras.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.