A participação dos agricultores às políticas públicas do Governo do estado é fundamental para o desenvolvimento do Setor Primário Amazonense
Grandes produtoras de farinha, açaí, cará e pescado, 87 trabalhadores da Agricultura Familiar das comunidades Santa Isabel e Nova Vitória Sacambú, no município de Manacapuru (68 quilômetros distante de Manaus) foram atendidos, nos dias 12 e 13 de abril, por uma ação itinerante do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).
Durante a ação, o Idam entregou Cartões do Produtor Primário (CTT) e realizou diversas capacitações voltadas ao setor, por meio de palestras. O trabalho foi desenvolvido e executado em uma parceria com a Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa/Sepror) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).
O principal objetivo de atividades como essa é levar até os produtores os conhecimentos necessários para que eles se organizem e possam participar das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Amazonas. É o que afirma o gerente da unidade local do Idam em Manacapuru, Amarildo Gama Oliveira.
“Identificamos algumas dificuldades e a principal delas é a falta de informações. Por isso, viemos trazer mais conhecimentos e aos que já estão regularizados, entregamos ao Cartão do Produtor, com o qual as famílias já passam a ter benefícios”,

Para Ana Cristine, da comunidade Santa Isabel muitas informações chegam, mas poucas são aproveitadas porque os agricultores não entendem como aquilo deve ser utilizado. Mas com ações assim, onde tudo é explicado detalhadamente, o aproveitamento é muito melhor.
“Agradeço ao Idam pela oportunidade de nos informar sobre nossos direitos e deveres. Agora está claro que, para termos acesso a algumas coisas, precisamos fazer a nossa parte”,ressaltou.
Outra importante exigência que passava despercebida por alguns produtores é a obrigatoriedade de inscrição no Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), requisito básico para obtenção do acesso de diversas políticas públicas direcionadas aos direitos do agricultor familiar.
“Evoluímos muito na questão da conscientização dos nossos assistidos. Eles já entendem a necessidade de estarem totalmente documentados e já avançamos muito nessa questão”, completa Amarildo.
Dentre as palestras destaque para Projetos Prioritários, Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e Crédito Rural com visitas às propriedades para a coleta de coordenadas geográficas, Informações de plantio e produção e Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos agricultores familiares e pescadores da localidade.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Mais
Relacionado
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.