O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil), disse que o diretor do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) se comprometeu em comparecer ao Legislativo no dia 7 de junho. Luciano Moreira de Souza Filho foi convidado a esclarecer sobre a recuperação das pontes que caíram sobre os rios Autaz Mirim e Curuçá, na BR-319.
Roberto Cidade disse que ainda não foi decidido se a reunião no plenário ou na Comissão de Transportes. A data foi sugerida pelo próprio diretor do Dnit em ofício, após dez convites da ALE-AM.
O DNIT é o órgão responsável pela manutenção das rodovias federais em todo o país e em 2022 assinou contrato de R$ 24,8 milhões, com dispensa de licitação, para reconstrução da ponte sobre o rio Curuçá. O contrato prevê a demolição das estruturas, remoção do entulho e construção de novas obras. No entanto, não há clareza quanto ao cronograma das atividades previstas.
A queda das pontes afetou moradores dos municípios de Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Nova Olinda do Norte e Manaquiri. A estimativa é que 120 mil pessoas circulam pela BR-319 por mês.
A ponte sobre o rio Curuçá, no quilômetro 23 da BR-319, no Careiro da Várzea, desabou no dia 28 de setembro de 2022 deixando quatro mortos e outras 14 pessoas feridas. Logo depois, no dia 8 de outubro, a ponte Rio Autaz Mirim, no quilômetro 25, também cedeu, mas sem feridos.
*Com informações acritica
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.