Nesta segunda-feira (15/7), um vídeo gravado por caminhoneiros na BR-319 viralizou nas redes sociais em resposta à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. As imagens mostram as péssimas condições da rodovia, com inúmeros caminhões atolados na lama, enquanto transportam alimentos e outros bens essenciais para Manaus.
Os caminhoneiros no vídeo ironizam a fala da ministra ao exibir os veículos atolados. “Tá aí os ‘carros de passeio’, tudo levando alimento pro rumo da cidade de Manaus. Açúcar, laranja, óleo…”, comentam, destacando a importância da rodovia para o abastecimento da capital amazonense.
Veja vídeo:
Declaração de Marina Silva
A polêmica surgiu após Marina Silva afirmar que a BR-319 serve apenas para “passear de carro” e que não está associada a “um projeto produtivo” durante seu depoimento na CPI das ONGs. A ministra foi questionada sobre a não conclusão da pavimentação da BR-319, estrada que é a única conexão terrestre de Manaus com o restante do país.
“É uma estrada difícil de provar a viabilidade econômica, a viabilidade social, não tenho dúvidas que as pessoas querem o direito de ir e vir, mas a viabilidade econômica e ambiental, a não ser que seja para converter as áreas de mais de 400 quilômetros de floresta virgem em outro tipo de atividade, não tem viabilidade. Socialmente a gente até entende, agora ambientalmente e economicamente, não se faz uma estrada de 400 quilômetros no meio de floresta virgem apenas para passear de carro, se não tiver ação associada a um projeto produtivo”, afirmou Marina Silva.
Importância da BR-319
A pavimentação da BR-319 visa reduzir o isolamento terrestre do Amazonas, facilitando o escoamento da produção local e atraindo novos investidores para a região. Além disso, busca melhorar a logística e o transporte de mercadorias, fundamentais para o abastecimento de Manaus.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.