terça-feira, 8 de julho de 2025
Pesquisar
Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wetter

Brasil tem sete cardeais que podem votar no Conclave: confira

cardeais
Foto reprodução

Atualmente, a Igreja conta com oito cardeais brasileiros, dos quais sete estão aptos a votar e, também, a serem eleitos.

O falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos, marca o início de um novo capítulo na história da Igreja Católica: a realização de um conclave para eleger o próximo pontífice. O processo obedece a um rígido protocolo milenar que se inicia com a chamada Sé Vacante — o período em que a cadeira papal fica oficialmente vaga.

Durante esse intervalo, que se estende por até 20 dias após a morte do Papa, o governo da Igreja é assumido pelo Colégio Cardinalício. Esse mesmo corpo eclesiástico reúne-se, então, no conclave, evento reservado exclusivamente aos cardeais com menos de 80 anos.

Isolados do mundo externo na Casa Santa Marta, dentro do Vaticano, os cardeais seguem para a Capela Sistina, onde fazem um juramento de sigilo absoluto sobre tudo o que ocorrer durante as deliberações. O descumprimento implica a pena de excomunhão. Para que um novo Papa seja eleito, é necessário que dois terços dos cardeais votantes concordem em torno de um nome — que pode ser escolhido entre os próprios cardeais.

Atualmente, a Igreja Católica conta com oito cardeais brasileiros, dos quais sete estão aptos a votar e, também, a serem eleitos. Conheça os nomes considerados papáveis do Brasil, segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB):

Cardeal Odilo Pedro Scherer

Arcebispo de São Paulo
Aos 75 anos, o gaúcho é o sétimo arcebispo metropolitano da maior arquidiocese do país. É doutor em Teologia e autor de obras como Justo Sofredor e Reflexões sobre Fé e Política.

Cardeal João Braz de Aviz

Arcebispo emérito de Brasília e ex-prefeito da Congregação para a Vida Consagrada
Natural de Mafra (SC), tem 78 anos e foi por 14 anos uma das principais autoridades no Vaticano responsáveis pelas congregações religiosas.

Cardeal Orani João Tempesta

Arcebispo do Rio de Janeiro
Paulista de São José do Rio Pardo, tem 75 anos. Estudou Filosofia e Teologia e está à frente da Arquidiocese do Rio desde 2009.

Cardeal Sergio da Rocha

Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil
Com 65 anos, nasceu em Dobrada (SP). É mestre em Teologia Moral e foi arcebispo de Brasília antes de assumir a arquidiocese soteropolitana em 2020.

Cardeal Paulo Cezar Costa

Arcebispo de Brasília
Desde 2020, lidera a arquidiocese da capital federal. Integra o Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos e a Pontifícia Comissão para a América Latina.

Cardeal Leonardo Ulrich Steiner

Arcebispo de Manaus
Natural de Forquilhinha (SC), tem 74 anos. Com doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum de Roma, é arcebispo da capital amazonense desde 2019.

Cardeal Jaime Spengler

Arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB
Aos 64 anos, o catarinense de Gaspar possui doutorado em Filosofia e foi nomeado bispo auxiliar em 2010 pelo então Papa Bento XVI.

Cardeal Raymundo Damasceno Assis

Arcebispo emérito de Aparecida (SP)
Com 88 anos, não participa do conclave por ter ultrapassado o limite de idade para votação, mas ainda pode ser votado. Foi arcebispo de Aparecida entre 2004 e 2016.

Com a expectativa global sobre quem será o próximo líder da Igreja Católica, o Brasil desponta como um dos países com forte presença no colégio eleitoral do Vaticano — e, quem sabe, no comando da Santa Sé.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Deixe o seu Comentário

Brasil tem sete cardeais que podem votar no Conclave: confira

plugins premium WordPress