Temporal de 20 minutos alagou trechos do Parque da Cidade e mostrou desafios do clima amazônico no primeiro dia da conferência.
Uma forte chuva que caiu na tarde desta segunda-feira (10) em Belém durou cerca de 20 minutos, mas foi o suficiente para causar alagamentos em áreas externas do Parque da Cidade, onde ocorre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).
O temporal atingiu principalmente a Avenida Júlio César, um dos acessos à Blue Zone, área de credenciamento e negociações controlada pela ONU. O acúmulo de água cobriu calçadas e trechos de passagem, obrigando participantes a tirar os sapatos e seguir com eles nas mãos. Outros optaram por andar pela pista, dividindo espaço com ônibus e carros, para evitar molhar os pés.
Enquanto os moradores de Belém já estão acostumados com o fenômeno das chuvas rápidas e intensas, o cenário surpreendeu visitantes estrangeiros, que tiveram de improvisar para lidar com o alagamento. Muitos ergueram a bainha das calças do traje esporte fino exigido na conferência.
“A chuva veio de repente. É um contraste enorme com o frio do nosso país”, comentou um participante da Ucrânia, enquanto tentava atravessar a via alagada.
Segundo meteorologistas, o episódio é típico do clima amazônico, caracterizado por pancadas de chuva fortes e curtas, geralmente no meio da tarde, mesmo em dias de calor intenso.
Além da chuva, o calor e a umidade de Belém têm sido outro desafio para os visitantes. Representantes de países como China, Ucrânia e Canadá enfrentaram temperaturas próximas de 35 °C, com sensação térmica de até 40 °C, durante o primeiro dia da cúpula climática.
A situação gerou comentários nas redes sociais, com internautas destacando o contraste entre o evento que discute os efeitos das mudanças climáticas e as condições climáticas extremas vividas no local.
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
