O movimento faz parte da ofensiva norte-americana contra o tráfico internacional de drogas na América do Sul.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estaria avaliando lançar uma operação militar contra instalações e rotas de tráfico de cocaína na Venezuela, segundo informações divulgadas pela CNN. De acordo com a emissora, o republicano ainda não decidiu se seguirá adiante com a ação, mas não descarta uma solução diplomática para reduzir as tensões entre os dois países.
O movimento faz parte da ofensiva norte-americana contra o tráfico internacional de drogas na América do Sul, intensificada nos últimos meses.
Recentemente, o governo dos EUA enviou o porta-aviões USS Gerald R. Ford para reforçar a presença militar no Mar do Caribe, em uma demonstração de força que elevou o clima de tensão na região. Trump também sinalizou que pode autorizar uma investida terrestre na Venezuela, com o objetivo de interromper o fluxo de entorpecentes que chegam ao território norte-americano.
Além disso, o republicano autorizou a CIA (Agência Central de Inteligência) a conduzir operações secretas no país sul-americano, ampliando o cerco ao governo de Nicolás Maduro.
Em resposta, o presidente venezuelano acusou Washington de “inventar uma guerra” e declarou que a Venezuela é livre da produção de cocaína, embora reconheça a existência de um pequeno percentual de tráfico que atravessa suas fronteiras.
Segundo a CNN, a possível ofensiva militar também teria um componente político: enfraquecer o regime de Maduro e abrir caminho para uma mudança de governo em Caracas. Fontes da Casa Branca ouvidas pela emissora afirmaram que há setores do governo norte-americano pressionando por uma ação mais direta para derrubar o líder venezuelano.
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
