13/10/2025
Pesquisar
Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wetter

Cinco estados do Norte estão entre os piores para dirigir no Brasil, aponta estudo

piores para dirigir no Brasil
Foto reprodução

Estudo avaliou infraestrutura, fiscalização, gestão pública e atendimento às vítimas

Um levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) divulgado no último domingo (21) aponta que cinco estados da Região Norte estão entre os piores do país em segurança viária.

O estudo IRIS 2025 (Indicadores Rodoviários Integrados de Segurança) avaliou infraestrutura, fiscalização, gestão pública e atendimento às vítimas, destacando que o Amazonas ocupa o último lugar, com nota geral de 1,86 em uma escala de 0 a 5.

Pará obteve 2,14 pontos, enquanto Amapá e Roraima registraram 2,29, e o Acre 2,57, colocando todos entre os dez estados mais críticos do país.

Esses números refletem problemas estruturais e de gestão, que impactam diretamente na segurança de motoristas, passageiros e pedestres.

O estudo avaliou sete pilares do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), incluindo gestão da segurança, vias seguras, segurança veicular, educação para o trânsito, fiscalização, atendimento às vítimas e indicadores de mortalidade.

No Norte do país, os principais problemas foram falhas na fiscalização, infraestrutura precária e atendimento insuficiente a vítimas de acidentes.

O relatório também alerta que o baixo número de infrações registradas em alguns estados não indica maior segurança, mas sim falta de fiscalização e registros inadequados.

Segundo o ONSV, isso cria uma falsa impressão de que o trânsito está mais seguro, enquanto os riscos permanecem altos.

Distrito Federal e Rio Grande no Sul no topo

Enquanto o Centro-Oeste, Sul e Sudeste apresentam melhores indicadores, como o Distrito Federal (4,00) e Rio Grande do Sul (3,86), os estados do Norte enfrentam graves desafios na implementação de políticas públicas de trânsito e educação viária.

O estudo reforça a necessidade de investimentos urgentes em infraestrutura, campanhas educativas e melhoria na gestão da segurança viária na localidade.

Segundo o ONSV, apenas com ações coordenadas será possível reduzir acidentes, salvar vidas e equilibrar os indicadores de segurança no trânsito em todo o país. Saiba mais sobre a pesquisa.


Descubra mais sobre Manaustime

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO MANAUSTIME NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Cinco estados do Norte estão entre os piores para dirigir no Brasil, aponta estudo