O vídeo faz parte da série “Taxação do fim do mundo”, e critica a cobrança de impostos sobre produtos.
Uma peça da nova campanha do Partido dos Trabalhadores (PT) contra a reforma tributária está causando controvérsia nas redes sociais por simular um gesto associado a um traficante do Comando Vermelho.
O vídeo faz parte da série “Taxação do fim do mundo”, e critica a cobrança de impostos sobre produtos como alimentos, medicamentos e serviços. Em determinado momento da propaganda, um personagem animado, que imita o Mickey Mouse, aparece fazendo o gesto de arma com as mãos – o mesmo frequentemente associado a Wesley de Oliveira Tenório, conhecido como “Mickey”, criminoso que atua no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.
O gesto viralizou após imagens do traficante circularem na internet, e agora o uso do símbolo em propaganda do PT foi interpretado por muitos como uma alusão direta ao personagem real do crime organizado.
A semelhança entre o símbolo da campanha e o gesto do traficante gerou críticas por parte de políticos e internautas, que acusam o partido de glamourizar ou normalizar a violência do tráfico. Até o momento, o PT não comentou oficialmente sobre as críticas.
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.