Satélites responsáveis pelo envio de informações de GPS são confiáveis, mas estão sendo alvos de ataques e tentativas de “invasão” ao sistema
O Sistema de Posicionamento Global (GPS) faz parte do nosso cotidiano. A tecnologia é fundamental para serviços de localização, telecomunicações, emergência e até transações financeiras. Mesmo assim, está sob risco de ataques que podem provocar interrupções e até o envio de sinais falsos.
Ataques contra o sistema de GPS
- Até agora, 60 mil aviões com passageiros foram atingidos com sinais falsos de GPS, alterando rotas e confundindo pilotos no mundo todo apenas neste ano.
- Os satélites responsáveis pelas informações são confiáveis, mas facilmente manipuláveis, o que tem feito que a desinformação seja usada como arma de guerra.
- Os países do Báltico, por exemplo, acusam a Rússia de bloquear e falsificar o sinal de GPS.
- Já no Oriente Médio, pesquisadores da Universidade do Texas descobriram uma base aérea de Israel que falsifica os dados para se proteger de ataques do Hamas e do Irã.
- As informações são do The New York Times.
![](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2024/07/satelites.jpg)
EUA analisam situação com temor
Analistas afirmam que o serviço de GPS está cada vez mais vulnerável em razão de ataques que os sinais de satélite recebem na Terra. A maior preocupação neste sentido é dos Estados Unidos, uma vez que o país depende diretamente do sistema e não conta com alternativas em caso do bloqueio do sinal, diferentemente do que acontece com Rússia e China, por exemplo.
O temor tem aumentado ainda mais com a intensificação de uma série de conflitos. Recentemente, hackers russos atacaram a infraestrutura de um sistema de satélite na Ucrânia, cortando a internet no país vizinho.
Ataques como jamming, que abafa os sinais de satélite, e spoofing, que envia dados enganosos, também têm crescido. Essas ações desviam voos e confundem os pilotos de aviões que estão distantes dos campos de batalha. Isso pode afetar operações militares, mas também simples voos comerciais com passageiros.
![](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2024/07/satelite.jpg)
Além dos riscos potenciais, interrupções podem provocar consequências econômicas gigantescas. Segundo um relatório do governo do Reino Unido, uma paralisação de uma semana de todos os sinais de satélite custaria à economia britânica cerca de US$ 9,7 bilhões (quase R$ 53 bilhões).
Por enquanto, as perdas mutuamente garantidas impedem grandes ataques. Os sinais de satélite são transmitidos em uma banda de rádio estreita, o que dificulta que uma nação bloqueie os sinais de satélite de outra sem interromper seus próprios serviços. No entanto, isso parece estar mudando, o que preocupa (e muito) os norte-americanos.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Mais
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.