Flutuantes no Rio Tarumã-Açu: ocupação irregular
MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nesta segunda-feira (5) que 900 flutuantes irregulares serão retirados da orla do rio Tarumã-Açu, afluente do Rio Negro, na zona oeste da cidade.
David Almeida disse que a retirada cumpre uma decisão judicial e que os flutuantes causam degradação ambiental. O prefeito declarou que fará a apresentação de um plano de ação para remover as estruturas do local e que, primeiramente, os proprietários serão notificados.
“Nos próximos dias vamos finalizar o nosso plano de ação para começar a notificar os flutuantes irregulares que têm na bacia do Tarumã-Açu, são 900 flutuantes e eu tenho certeza que nós vamos fazer a remoção de vários deles, porque muitos estão irregulares, e dessa forma nós estamos contribuindo para preservar a última microbacia da cidade. Nós estamos buscando também com essa decisão preservar os nossos mananciais”, disse.
A ação foi anunciada durante a segunda edição da “Mostra Sustentável Manaus Verde”. ONGs pedem urgência para plano contra desmatamento na Amazônia.
“Nós teremos ainda o anúncio de projetos estruturantes no igarapé do Mindu, além de outros eventos de extrema importância, como o ‘Manaus Sem Fumaça’, e com essas ações a gente quer conscientizar a população”, disse Antônio Stroski, secretário municipal de meio ambiente.
A retirada dos flutuante ‘boia’ na Justiça desde 2001. Uma Ação Civil Pública foi ajuizada em 11 de setembro de 2001 pelo promotor de Justiça Mauro Bezerra, do Ministério Público do Amazonas (MPE/AM), e sentenciada pelo então juiz titular da Vemaqa, Adalberto Carim Antonio, em 26 de novembro de 2004. A decisão esta já transitada em julgado.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Descubra mais sobre Manaustime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.